O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) recebe o público no próximo sábado, 10 de agosto, para a 6ª edição do “Ciência Aberta”. A programação começa às 9h, na sede do complexo científico em Campinas (SP), com entrada gratuita mediante doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível. O acesso será permitido até as 15h saber mais no site notícias de SP
Em 2023, o evento atraiu 16 mil visitantes. Para este ano, estão previstas 86 atrações interativas, entre experiências em laboratórios, demonstrações tecnológicas, palestras e oficinas. Uma praça de alimentação estará disponível e o estacionamento será gratuito.
A iniciativa abrange todas as instalações do CNPEM, incluindo o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), onde opera o Sirius — acelerador de partículas brasileiro de quarta geração. Áreas de biociências, nanotecnologia e biorrenováveis também participam da programação. Mais de mil colaboradores do centro atuarão como monitores, respondendo a perguntas do público e conduzindo atividades práticas.
Na véspera do evento aberto, sexta-feira, 9 de agosto, escolas e universidades inscritas antecipadamente terão acesso exclusivo às atrações. O CNPEM registrou 15 mil pedidos de visita para esse dia.
Como funciona o Sirius
Considerado o principal projeto científico do país, o Sirius utiliza luz síncrotron de quarta geração — tecnologia presente em apenas outros dois laboratórios no mundo. O equipamento acelera elétrons a velocidades próximas à da luz em um túnel de 500 metros. Nessas condições, as partículas completam 600 mil voltas por segundo. Ímãs superpotentes desviam o feixe para as linhas de luz onde ocorrem os experimentos, gerando radiação 30 vezes mais fina que um fio de cabelo e invisível a olho nu. O resultado é um “raio X” de altíssima resolução capaz de investigar materiais em escala atômica e molecular.
O “Ciência Aberta” tem como objetivo aproximar a população da pesquisa científica realizada no país e evidenciar o potencial brasileiro em inovação. Durante toda a jornada, visitantes poderão observar equipamentos de última geração, participar de demonstrações e dialogar diretamente com pesquisadores.
Serviço
Data: sábado, 10 de agosto
Horário: das 9h às 15h (última entrada às 15h)
Local: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, Campinas (SP)
Entrada: gratuita, com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível
Estacionamento: gratuito